3 motivos que explicam por que muita gente entra no seu site, mas suas vendas não crescem

3 motivos que explicam por que muita gente entra no seu site, mas suas vendas não crescem

O seu site tem um fluxo enorme de visitas e sua conversão é baixa ou a taxa de rejeição é alta. Você investe cada vez mais em mídia, suas visitas no site estão crescendo diariamente e ainda assim o seu faturamento continua o mesmo. A sensação é que o que era para ser um investimento está sendo, na verdade, uma despesa. Há formas de melhorar esses números e tornar a sua loja cada vez mais rentável (e isso vale para lojas iniciantes até lojas com um fluxo gigantesco de pessoas).

Iremos apresentar 3 problemas que ocorrem e por último como é possível contorná-los.

  • O fluxo de compras do seu site é complicado

Devemos lembrar que quanto mais obstáculos colocamos na frente do cliente, maior se torna a chance dele abandonar a jornada. Imagine você no supermercado com um carrinho de coisas que talvez  não sejam essenciais. Por exemplo, uma bebida para o fim de semana ou barra de chocolate e refrigerante. Quando chega no caixa a fila é gigantesca, seu primeiro pensamento é “vou para o caixa rápido”. Se aproxima esperando uma agilidade e ainda assim a fila está quilométrica. A reação normal das pessoas é ir para casa sem os produtos, ou ainda pior para você, comprar em outro mercado. É exatamente essa reação que queremos evitar. Ajude o fluxo do seu cliente para que ele faça a compra sem empecilhos, ele não pode ter a oportunidade de desistir.

  • Você não sabe o que o seu cliente quer

Pode parecer brincadeira, mas muitas pessoas não sabem o cliente quer. É comum lojas físicas se tornarem lojas virtuais, mas com a facilidade de criar um site e começar a vender os produtos, muitas pessoas abrem e-commerces de forma empolgada mas sem saber direito que público vai atender, como vai atender e que pool de produtos vai oferecer para otimizar seu site e fazer cross e upsell (aumentar seu carrinho e ticket médio).

  • Seu cliente não consegue tirar as dúvidas

Toda vez que seu cliente tem uma dúvida e não consegue saná-la com você, ele vai para o concorrente. Seja por palavras chave que o levam a isso na hora que pesquisar a dúvida no Google, ou por ir procurar uma descrição melhor ou um frete mais em conta no site de um concorrente. Isso pode ser considerado uma complicação no fluxo. Imagine que você vende algum produto de ticket muito alto e cada venda faz a diferença. Seu cliente quer saber se o frete é seguro, como e quando vai ser entregue ou se tem alguma condição especial como um cupom, ou ainda pior, na hora da compra ele quer pagar via cartão e você só aceita boleto, ou ele quer fazer uma transferência. Ele não consegue falar com você, mas fala com seu concorrente, que oferece ao consumidor o que ele quer ouvir. Sinto muito, você perdeu uma venda.

 

Há uma forma simples de resolver tudo isso: fale com seu cliente. É a oportunidade perfeita de conhecê-lo, saber o que falta no site, conhecer os gaps do processo de venda por meio de quem o utiliza e que pode te mostrar as falhas, e ainda por cima vai poder tirar as dúvidas na hora e conduzir seu cliente ao fim da compra. Ajude o fluxo do seu cliente para que ele faça a compra sem empecilhos, ele não pode ter a oportunidade de desistir. Tentamos tornar as vendas online cada vez menos humanas no intuito de fazê-las mais escaláveis, mas esquecemos que pessoas compram de pessoas.

 

Com o Leadcall você tem a possibilidade de escolher quais clientes deseja atender, seja pelo ticket ou pelo momento da jornada de compra que ele está vivendo, isso possibilita tornar seu atendimento escalável, com um retorno enorme além de tornar a experiência do usuário diferenciada colocando um fator humano na compra.

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