Como a interação com seu cliente pode alavancar suas vendas

Como a interação com seu cliente pode alavancar suas vendas

Você acredita que no mundo virtual o atendimento físico e humano vai ficar de lado? Pode ser que tenha que rever alguns conceitos.

Cada vez mais as maiores empresas do mundo buscam ter uma atividade omnichannel, isso quer dizer que todos os canais em que vivemos devem ser integrados e contemplados. Um exemplo é o Google, que está presente em praticamente todas as situações da nossa vida, em alguns casos até para acender e apagar luzes de casa. O seu e-commerce não deve ser diferente: quando você leva a experiência virtual do seu cliente para a vida real ou para além de somente “fazer uma compra”, ele tem a impressão de estar sendo abraçado e entendido pela sua empresa, o que além de gerar uma compra por parte dele, deixa uma experiência positiva, tende a torná-lo um promotor e um comprador recorrente do seu site.

Por isso nossa ferramenta incentiva você mostrar ao cliente que está preocupado com sua jornada de compra, assim como levá-lo do virtual ao real ao conectá-lo com um atendente, e isso pode ser feito de algumas formas:

  • Overlay de saída: pegue o seu cliente na saída do site em momentos específicos da jornada. Se ele está na home, pode ser apenas um cliente curioso e pesquisador. Mas se ele está no carrinho e saindo da página, você deve estar perdendo uma venda. Descubra o porquê, leve-o à um atendente humano que vai conseguir tirar suas dúvidas e muitas vezes ajudá-lo a concluir a venda.

  • Valor específico para aparecer a ferramenta: seja para o botão ou para a pop up, o cliente que entra no carrinho com um valor específico de compra, e vê a ferramenta atuando especialmente para ele, tem uma sensação de exclusividade no atendimento. É como quando você vai comprar um relógio em uma loja no calçadão e tem um atendimento padrão, mas quando vai comprar um Mont Blanc e tem um atendimento com champagne e caviar. O seu cliente vai se sentir recebendo caviar e drinks ao ver que você quer falar especialmente com ele caso ele precise de qualquer ajuda, e mais importante que isso, ele vai contar para outras pessoas o atendimento diferenciado que clientes recebem na sua loja.

  • Clique em um botão específico: quando um cliente tem uma dúvida ele prefere abandonar a compra do que abrir uma conversa no chat ou ler um FAQ. Por mais que nos esforcemos para sanar a dúvida do cliente da forma mais rápida e menos desgastante possível, há um certo trauma nos clientes de caminhar por esses processos, devido a más experiências e a facilidade de comprar em outros sites (por isso geralmente quem tem o fluxo de compra menos complexo leva o cliente). Então, quando atuamos de forma cirúrgica oferecendo um contato em segundos com um cliente que tem uma dúvida específica e solucionamos sua questão, ele tende a concluir a compra e tem uma ótima experiência para sua navegação. Além de que esse cliente deve voltar a comprar no seu site, ele sabe que se tiver qualquer questionamento vai ter um atendente a alguns segundos de espera que pode ajudá-lo. 

Como exemplo podemos usar a situação em que uma pop up aparece no caso do cliente clicar no preço do frete (o preço de transporte seria o impeditivo da compra). Para produtos em que o ticket médio é alto e o transporte é complexo o frete é uma dúvida constante, seja por preço ou a integridade do produto na chegada. Então, o cliente pode tirar essa dúvida específica ao clicar no botão de frete, e um armário de ticket bem alto a mais pode ser vendido.


  • Gift Bar: imagine uma situação em que o seu cliente iria comprar um calçado de R$180,00 e no seu site pedidos a partir de R$200,00 tem frete grátis. O cliente gostou muito mais de um calçado de R$200,00 mas como o frete ficaria R$30,00 e iria passar o orçamento, o cliente acabou não comprando nada para procurar o calçado de R$200,00 em uma loja física. 

Não só você perdeu a venda, como o cliente acabou tendo uma experiência ruim. Agora, e se você pudesse contar para o cliente que ele tem o frete grátis a partir de R$200,00 para ele poder comprar o calçado a vontade, e que se ele gastar mais alguns reais poderá ter um par de meias descolado de brinde, ou um cinto que combine com seu novo calçado. O Gift Bar, além de uma ferramenta de cross e upsell poderosa, também é uma fonte de informação para o cliente e motivador de compra, além de trazer o conceito de “gameficação” para a loja, fazendo a experiência de compra muito mais divertida e o cliente deve se tornar um promotor.

A jornada do seu cliente no seu site deve ser atenciosa e prazerosa. Constantemente os clientes abandonam o fluxo por acharem difícil comprar, não se sentirem seguros ou terem dúvidas que não foram tiradas. Essa é sua oportunidade frente à concorrência de aplicar tudo isso e alavancar suas vendas com um investimento baixo e alto retorno. Não esqueça que ao mostrar para o cliente que se importa com ele além do virtual, ele irá se tornar fiel e promoverá a sua loja.

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