Porque o seu cliente não usa os seus canais de comunicação

Porque o seu cliente não usa os seus canais de comunicação

Você mantém canais de comunicação no site e ainda assim tem abandonos e perde leads? Seus canais não estão funcionando como deveriam.

Você mantém no seu site um bate-papo, formulário para tirar dúvidas, botão com whatsapp, telefone no rodapé e um e-mail e ainda assim o seu cliente diz que não está conseguindo entrar em contato com a forma eficiente. Ele abandona uma jornada de compra no carrinho (para comércio eletrônico) ou manda uma mensagem no WhatsApp para você e mais 4 competições ao mesmo tempo para saber sobre um serviço e então você é obrigado a entrar em uma briga de preços que não queria, ou ficar tentando atrair o cliente na lábia até depois de um certo tempo e usar nota mental que já foi perdida. Se você leu isso e se identificou, sua comunicação com o cliente não é eficiente.

“Ah, mas eu estou dando todas as chances de o cliente entrar em contato comigo”. É aí que você se engana. Pense como o cliente. Às vezes, colocar o chapéu do cliente (ou uma boa e velha empatia – colocar no lugar do outro -) é tudo o que você precisa. 

Vamos imaginar duas situações: a primeira é uma compra on-line (todo mundo que já comprou na internet vai se identificar com esse momento), e a segunda é uma contratação de um serviço on-line.

 

  • Situação 1 – compra on-line: 

Estou incluindo um produto que queria muito e finalmente consegui encaixar-lo no orçamento. Guardei dinheiro por meses para conseguir pagar com desconto e não fazer uma nova dívida no cartão de crédito. Ao mesmo tempo, vivemos em diferentes e-commerce fazendo pesquisas de preço e valores de frete em busca do melhor custo-benefício e por sorte, encontrando uma loja com ótimas atualizações em que resolvi deixar meus valores e valores reais. 

Na hora de comprar o produto em um pequeno problema: o valor do frete estava diferente dos últimos meses, e por isso passou a valer a pena comprar em uma grande economia, ou outro site que seria minha segunda opção. Na hora não fez muito sentido para mim, até pensou “como esse tipo de coisa muda de uma semana para outra ?! Devem ter mudado de transportadora. ”(E o problema pode ser uma falha no meio de pagamento, atraso ou problema na comunicação com API dos correios, ou uma falha no sistema da plataforma, qualquer coisa que ocorra no dia a dia do comércio online) .

Minha primeira reação foi entrar em contato com uma loja para saber se conseguiria um desconto maior. O bilhete do produto era alto, quem sabe que não vale uma pena um desconto um pouco maior, ou até solicitar um tipo de produto ou um frete que não seja grátis (quem não gosta de mamãe, não é mesmo?). Mas para falar com uma loja que pode passar por um formulário ou por um chatbot, e vai saber quando eu responder. Estou muito ansioso para comprar, pois economizando faz tempo!

Deixa para lá, vou em outra loja mesmo.

 
  • Situação 2 – contratação de serviço: 

Estou com um problema que causa dias com minha operadora de internet e telefonia. Eles estão cobrando valores muito diferentes do contrato. Quando você seleciona o SAC para solicitar meu contrato, ninguém me consegue enviar, não pode verificar os termos para avaliar se eles têm algum valor na cobrança. Já gastei tempo e dinheiro com essa empresa, então decidi entrar com uma ação contra eles.

Não conheço nenhum advogado de confiança, meu vizinho até recomendá-lo, mas na última causa que estiveram juntos na fila dos maus bocados que o vizinho viveu, ou o advogado foi um pouco desleixado com alguns prazos e não me inspirou confiança. Então, você não vai procurar no Google um escritório que pareça confiável e renomado (tudo isso com base na técnica saudosa técnica “se o site é bonito, é confiável”).

Encontro alguns escritórios e um deles tem uma seção de “decisões favoráveis” no site e isso me passa bastante confiança. Queria entrar em contato com esse fornecedor, então ligo para eles, mas toca e ninguém atende. Vejo um formulário, mas ele vai levar o tempo até ser respondido, e já estou com Google aberto, procuro empresas que também tenham essa seção. 

Encontro alguns escritórios e um deles tem uma seção de “decisões favoráveis” no site e isso me passa bastante confiança. Queria entrar em contato com esse prestador, então ligo para eles, mas toca e ninguém atende. Vejo um formulário, mas se que vai levar tempo até ser respondido, e já que estou com o Google aberto, procuro por empresas que também tenham essa seção. 

Seleciono então para 3 opções. As três têm um link para o web WhatsApp, clico neles e mando mensagem para todas. Aí começo a sondagem de valores, propostas, acompanhamento da causa (e claro, vejo quem seria mais ousado e me ajudaria a ganhar mais dinheiro com a causa. Já que vou processar a companhia, pretendo ser bem ressarcido). 

Moral da história, o primeiro escritório perdeu o cliente e os outros três vão entrar em uma disputa financeira para ganhar o cliente.

 

  • Solução:

“Como eu resolvo isso?” você me pergunta. É muito simples: atenda seu cliente na hora! Fale com ele! A tecnologia é excelente, claro, mas deve ser utilizada como uma ferramenta facilitadora e para aumentar nossa eficiência. Estamos condicionados a viver em sociedade há muito tempo e isso ainda é refletido nas aquisições online, de produtos ou serviços.

“E como eu falo com meu cliente na hora?!”

O Leadcall te coloca em contato com seu cliente em menos de 20 segundos, seja você um e-commerce, escritório de advocacia, contabilidade, investimentos, consultoria ou qualquer outro tipo. Ainda conseguimos colocar o botão de ligação em páginas específicas, assim você pode ter um filtro maior dos clientes que vão te ligar além de que ligações geram um nível de confiança muito maior entre um comprador e seu fornecedor

 

Entre em contato conosco ou cadastre-se para ficar sabendo mais sobre a ferramenta e seu funcionamento.

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