O que o futuro do varejo virtual nos reserva?

O que o futuro do varejo virtual nos reserva?

Você está pronto para se adequar às novas estratégias do comércio online?

É mais comum a cada dia ao irmos em uma rede de eletrodomésticos ou de móveis o atendente nos dizer que o estoque não está na loja e tentar agendar um dia para a entrega.

Já se foi a época em que um item era comprado e levado para casa na hora. A tendência é que lojas de diversos setores passem a ter um estoque integrado para o online e o real, diminuindo os custos de armazenamento e transporte.

O que os consumidores esperam?

A consultoria Cognizant realizou um estudo global, e nele temos alguns tópicos relevantes como por exemplo: os consumidores devem procurar conveniência e imediatismo, assim como personalização nas compras.

Isso será traduzido em maior interatividade entre os ambientes tanto do varejo online quanto das lojas físicas.

E já que citamos as lojas físicas, a pesquisa diz que 90% dos varejistas acreditam que o número e área das lojas físicas se manterá o mesmo ou diminuirá, havendo uma distinção cada vez menor entre o virtual e o físico.

Porém os papéis de cada um desses tipos de loja deve mudar, e as lojas físicas devem funcionar cada vez mais como vitrine, e com auxílio da tecnologia, como por exemplo a Internet das Coisas (IoT), os eventos devem ser monitorados e analisados, auxiliando o planejamento para novas tendências ou demandas dos consumidores.

A importância dos dispositivos móveis também deve aumentar, com um aumento significativo dos pagamentos sendo efetuados nesse canal. Além disso devem haver ações mais personalizadas para cada consumidor.

 

Como faço para me adequar desde já ao futuro?

Se você e sua loja ainda não começaram a se preparar para mudanças no mercado, talvez agora seja a hora.

Com um mercado online cada vez mais competitivo, mais meios alternativos de venda surgindo e agilidade sendo mais importante na tomada de decisões, você não pode andar na contramão das tendências.

 

Pensando em tudo o que foi dito no tópico anterior, podemos listar alguns itens relativamente simples que vão te ajudar a entrar na indústria do futuro:}

Personalize seu atendimento:

E sobre personalizar não estou falando somente de ter um chat no site. Cada cliente gosta de ter a loja customizada para si e de tirar as dúvidas na hora.

 

Algumas opções nesse sentido são ferramentas de recomendação e personalização que trabalham com inteligência artifical ou big data. A maior parte das plataformas já traz uma vitrine de lançamentos. Mas você quer mostrar ao seu cliente os lançamentos voltados à suas últimas pesquisas na internet.

Esse investimento pode ser um pouco alto para ter uma ferramenta de qualidade, mas investir um valor baixo e ter vitrines ou uma busca não muito melhor que as nativas talvez não valha a pena.

 

Para o atendimento personalizado, humanizado e tornar a jornada omnichannel, recomendo, é claro, o Leadcall. Possibilitamos que você dê ao seu cliente o atendimento customizado que ele merece, além de ter a possibilidade de levá-lo até o fim da jornada de compra ou indicá-lo à sua loja física.

Integre sua loja virtual à sua loja física (se tiver uma):

O seu atendimento pode te ajudar nisso, como citamos no parágrafo acima. Outro fator relevante é dar a possibilidade de retirada em loja para o cliente. Caso tenha várias lojas espalhadas pelo país e não faz isso ainda, melhor se adequar rápido. Segundo pesquisas, 90% dos clientes já deixaram de comprar por causa do frete.

 

Outra forma de integração é dar a experiência de loja física no e-commerce. O que seus clientes fazem em uma loja física do seu segmento que não consegue fazer online? Pense sobre isso e tente encontrar formas de trazer essas ações para a jornada de compra online.

Se prepare para o mobile:

E não estamos só falando de responsividade. As jornadas de compra podem ser aceleradas pelo mobile. Além disso a captura de dados no mobile pode ser integrada às redes sociais.

 

Já falando em redes sociais, utilize isso à seu favor. O Instagram está se modernizando à cada atualização para fazer a venda online acontecer por ele (não porque é bonzinho, mas porque quer que os investimentos em publicidade aumentem). Lembrando que o investimento em redes sociais é interessante por possibilitar a segmentação de público de forma bem focada, look-alike e tudo isso pode resultar em um custo baixo de aquisição para seu cliente.

Além disso, torne sua rede social interessante. Não a utilize somente como canal publicitário mas como fonte de informação e entretenimento para seus clientes. Ninguém segue uma página que só tem propagandas, não é por isso que os usuários navegam.

O mundo virtual evolui em um ritmo que muitas vezes fica difícil de acompanhar. Quanto maior a empresa mais difícil é de fazer mudanças.

Porém, infelizmente, quem não se adequar vai ficar cada vez menos competitivo, e é pensando nisso que lançamos sempre ferramentas que visam ajudar os clientes a solucionar alguns problemas, de forma simples e que cabe em qualquer bolso, e sempre guiamos nosso desenvolvimento para as necessidades dos nossos clientes, assim vamos de encontro aos pedidos do mercado para ferramentas e nos conectamos cada vez com nossos clientes, já que para nós a personalização e humanização é prioridade.

Se quiser saber melhor como funciona o Leadcall ou a GiftBar, peça uma chamada e nosso time de atendimento irá ajudá-los em menos de 20 segundos, ou também pode assistir nossos vídeos explicativos no Youtube.

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